20 anos de
experiência

prestando serviços com comprometimento e foco em resultados na assessoria e consultoria jurídica aos nossos clientes nas áreas do direito administrativo, tributário, empresarial, cível e imobiliário.

Rua José Aderval Chaves, nº 78, 2º andar
Boa Viagem, Recife-PE, Brasil, CEP 51111-030

81 3878-6666/6665/6664
caribe@caribeadvogados.com.br

O Escritório

NOSSA HISTÓRIA

Fundado em 1995, com sede em Recife, Pernambuco, a atuação de Caribé Advogados está voltada, principalmente, para a assessoria e consultoria a empresas, com ampla atuação forense nas áreas direito administrativo, tributário, empresarial, cível e imobiliário; sempre objetivando encontrar a solução mais adequada às necessidades de nossos clientes.

Em uma época competitiva como a que vivemos, as empresas necessitam de soluções rápidas e de análises jurídicas preventivas para propiciar o crescimento e a evolução tanto das suas atividades econômicas, bem como das atividades de seus clientes. Com este enfoque, acompanhar a evolução do direito, preparar-nos diante da globalização, desenvolver uma visão de longo prazo e antecipar-nos aos possíveis problemas jurídicos de nossos clientes tem sido a meta principal de nosso escritório, o qual conta com ampla estrutura física, ferramentas da moderna gestão jurídica e correspondentes em todo o território nacional e no exterior.

Ao longo de nossa história, nos especializamos na prestação de serviços jurídicos para diversos setores da economia, dentre eles: agronegócio, alimentos e bebidas, automotiva, bens de capital e de consumo, tecnologia, energia, combustíveis e derivados, transporte, construção civil, imobiliária, indústria, distribuição, varejo, turismo e prestação de serviços.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Contamos com profissionais capacitados tanto para atuação consultiva, quanto contenciosa, mediante análise e acompanhamento de processos administrativos, através da elaboração de defesas e recursos, no âmbito das mais variadas matérias, a exemplo dos setores de combustíveis e lubrificantes, transportes, telecomunicações, fontes energéticas, meio ambiente, águas e saneamento básico, metrologia e fiscalização fitossanitária.

Neste âmbito, atuamos junto a entidades da Administração Pública, incluído Agências Reguladoras e Conselhos de Classe, tais como: ANP, ANEEL, ANATEL, ANTAQ, ANT, IBAMA, INMETRO, MAPA, PROCON, ANVISA, PRF, CRQ, CREA, OAB, DNIT, SPU, IDEMA, CPRH, inclusive acompanhando audiências públicas e sugerindo redação de normas regulamentares.

Em âmbito judicial, atuamos em processos de desapropriação, bem como representamos os interesses de nossos clientes em face da administração pública em ações envolvendo a renegociação de contratos administrativos, a recuperação de créditos, reparação de danos, anulação de atos ilícitos, dentre outros.

Realizamos, também, o assessoramento em processos licitatórios das mais diversas modalidades, relativos à prestação de serviços à Administração, obras públicas, concessões de serviços públicos e parcerias público-privadas, por meio da apreciação de editais, habilitação em certames, elaboração de contratos, documentos e apresentação de impugnações e recursos.

Com ampla experiência e especialização na área tributária, possuímos excelência no assessoramento e na análise preventiva das questões fiscais nas esferas municipal, estadual, federal e previdenciária, com repercussão no cotidiano dos nossos clientes, levando em consideração o dinamismo das legislações relativas aos tributos e obrigações acessórias e dos entendimentos dos Tribunais, constantemente alterados.

Nesta perspectiva, atuamos de forma consultiva na prevenção e gestão de passivos fiscais, por intermédio de formulação de estratégias e planejamentos tributários, com vistas a minimizar riscos e custos, sempre atentos à sua licitude, bem como levando em conta uma perspectiva interdisciplinar e orientação jurisprudencial mais atualizada.

Assim, assessoramos nossos clientes na elaboração de consultas tributárias aos Órgãos Fiscais, de pedidos de concessão de regimes tributários e incentivos fiscais e na implantação e operação de novos negócios nas áreas de agronegócio, alimentos e bebidas, automotiva, bens de capital e de consumo, tecnologia, energia, transporte, construção civil e imobiliária, indústria, distribuição, varejo, turismo, prestação de serviços e outros; bem como em projetos de reestruturação societária, aquisições, fusões, cisões e incorporações.

Nossa equipe tem forte atuação no contencioso administrativo Federal, Estadual e Municipal, elaborando defesas e recursos, pedidos de compensação de tributos, bem como patrocinando ações judiciais contra exigências fiscais indevidas, ou de pedidos de restituição de tributos indevidamente cobrados.

Fornecemos aos nossos clientes informações atualizadas sobre as decisões e oportunidades tributárias mais relevantes, por intermédio do envio constante de informativos que veiculam os artigos de nossa equipe, ou através de publicação de nossos artigos em revistas especializadas.

Nesta vasta área de atuação, nosso escritório conta com profissionais especializados em Direito Civil e Processual Civil, aptos a conduzir e acompanhar processos judiciais perante os Tribunais Superiores e de Primeira e Segunda Instâncias, Órgãos administrativos, Cartórios Especializados, Juntas Comerciais, além da forte atuação em âmbito extrajudicial, no intuito de atender, com excelência, a nossos clientes nos mais diversos seguimentos, tais como: Responsabilidade Civil, Relações de Consumo, Propriedade Intelectual, Arbitragem e Direito Securitário.

Dentro desta esfera, atendemos aos setores ligados ao agronegócio, alimentos e bebidas, automotiva, bens de capital e de consumo, tecnologia, energia, transporte, construção civil e imobiliária, indústria, distribuição, varejo, turismo, prestação de serviços e outros.

Nosso escritório se destaca também na construção e acompanhamento de Planejamentos Sucessórios, Inventários e Partilhas, com vistas a eficiente estruturação patrimonial dos nossos clientes; bem como, no patrocínio destes na condução de conflitos, orientação em disputas e procedimentos judiciais e extrajudiciais relacionados, tais como: divisões e partilhas, ajuizamento e acompanhando de inventários, arrolamentos, redação e abertura de testamentos, Instrumentos públicos e outros procedimentos de acordo com a necessidade do cliente.

Nesta área, contamos com profissionais capacitados para a prestação de assessoria jurídica e consultoria preventiva e contenciosa sobre os seguintes temas:


  • Formulação de contratos e estatutos sociais, acordos de acionistas e quotistas, atas e demais documentos societários, voltados à implementação de modelos de boa governança corporativa.

  • Assessoramento na estruturação de negócios, mediante a constituição de sociedades, joint ventures, consórcios, fundações e outras formas de associação e parcerias, compra e venda de empresas, ativos e participações societárias.

  • Auditoria legal e assessoria para reorganizações societárias, incluindo fusões, cisões, incorporações e liquidação de sociedades.

  • Assistência em panoramas empresariais, litigiosos ou pré-litigiosos, incluindo negociações, mediações e arbitragens.

  • Preparação, revisão e negociação de contratos preliminares (memorandos de entendimentos, cartas de intenção e acordos de confidencialidade e de não-concorrência), bem como das várias espécies de contratos, típicos e atípicos nos seguintes segmentos: agronegócio, alimentos e bebidas, automotiva, bens de capital e de consumo, tecnologia, energia, transporte, construção civil e imobiliária, indústria, distribuição, varejo, turismo, prestação de serviços e outros.

  • Auxílio legal na elaboração, revisão e negociação de contratos financeiros, na transmissão das obrigações, com contratos de cessão de créditos e de assunção de dívidas, na extinção das obrigações contratuais, abrangendo medidas extrajudiciais que buscam o adimplemento, a resolução, o distrato e a resilição dos contratos.

  • Acompanhamento jurídico de empresas em dificuldades financeiras, contemplando projetos de reestruturação de dívida, recuperação extrajudicial, recuperação judicial e falência, bem como representando investidores, credores, sócios e interessados na aquisição de ativos - efetuando análises de risco, contratos, negociações e formulação das mais variadas estratégias legais.

Em âmbito do Direito Imobiliário e Registral, contamos com profissionais capacitados para a prestação de assessoria jurídica na logística, montagem e organização de empreendimentos, mediante instrumentos financeiros nacionais e na assistência a pessoas físicas e jurídicas em negócios imobiliários, tais como: contratos de compra e venda, permutas, dação em pagamento, constituição de garantias, de hipotecas, arrendamento, parceria, locações, formação de estruturas societárias para atuar no seguimento de incorporação imobiliária, construção civil e financiamento.

Prestar serviços jurídicos, de caráter consultivo e contencioso, com excelência técnica e ética, buscando sempre satisfazer nossos clientes através de soluções preventivas e eficientes.

Nossa Missão

Equipe

Paulo Elísio Brito Caribé

Paulo Elísio Brito Caribé

Formado pela Universidade Católica de Pernambuco em 1994; pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Pernambuco; pós-graduado em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; advogado especializado em direito empresarial, com atuação forense na área empresarial.

Luciano Brito Caribé

Luciano Brito Caribé

Formado pela Universidade Católica de Pernambuco em 1998; Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, em Direito Tributário pela UFPE e pelo IBET. Pós-graduado em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria na FGV. Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP. Membro da Comissão de Assuntos Tributários - CAT, da OAB-PE. Coordena a área tributária.

Roberta Sá Leitão Caribé

Roberta Sá Leitão Caribé

Formada pela Universidade Católica de Pernambuco em 2001. Pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Maurício de Nassau / ESMAPE e LL.M. em Direito Corporativo pelo IBMEC. Atua na área cível e administra o escritório Sá Monteiro, Caribé & advogados associados.

Cristina Farias Pires Ferreira Farinha

Cristina Farias Pires Ferreira Farinha

Formada pela Universidade Católica de Pernambuco em 2004. MBA em Direito da Economia e da Empresa pela FGV, com extensão em Direito Imobiliário também pela FGV. Pós graduanda em Direito Imobiliário, Urbanístico, Notarial e Registral pela UNISC. Pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil (Empresarial) pela Faculdade Maurício de Nassau / ESMAPE. Atua na área imobiliária/contratual.

Heitor Gonçalves Guerra Medeiros

Heitor Gonçalves Guerra Medeiros

Formado pela Universidade Católica de Pernambuco em 2007. Especialista em Direito Corporativo com título de L.LM pelo IBMEC. Pós-graduando em Direito Processual Civil Conteporâneo pela Universidade Federal de Pernambuco. Coordena a área cível. Atua na área cível/empresarial.

Odir de Paiva Coelho Pereira

Odir de Paiva Coelho Pereira

Formado pela Universidade Católica de Pernambuco em 1994. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Mackenzie. Atou como assessor jurídico do Distrito Estadual de Fernando de Noronha. Atua na área cível.

Milton Cavalcanti Pinheiro Ramos Neto

Milton Cavalcanti Pinheiro Ramos Neto

Formado pela Faculdade Integrada do Recife (FIR) em 2011. Graduado em Jornalismo pela Universidade Salgado de Oliveira em 2008. Pós-graduado em Direito Civil e Empresarial pela UFPE. Foi Procurador do Município de Casinhas – PE e Assessor Jurídico do Município de Ferreiros-PE. Atua nas áreas cível e empresarial.

Neidiane Carmo de Assis

Neidiane Carmo de Assis

Formada pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP em 2013. Pós Graduanda em Direito Civil e Empresarial pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua na área cível.

Thalita Costa Carvalho

Thalita Costa Carvalho

Formada pela Universidade Católica de Pernambuco em 2004. Pós-graduada em Direito Processual Civil pela UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) e Especialista em Direito Corporativo com título de L.LM (Master of Laws) pelo IBMEC. Atua nas áreas cível, empresarial e na advocacia consultiva como Legal Advisor.

Renatha de Sousa Pessoa

Renatha de Sousa Pessoa

Formada pela Faculdade Integrada do Recife (FIR), em 2012. Pós Graduada em Direito Previdenciário e Trabalhista pela Escola Superior da Advocacia em convênio com a Faculdade Joaquim Nabuco. Procuradora da Agência de Desenvolvimento de Goiana/PE, com especialidade em análises de Licitações e Contratos Públicos. Atua na área Cível.

Gabriela Mattos Uchôa de Moraes

Gabriela Mattos Uchôa de Moraes

Graduada pela Faculdade de Direito do Recife - UFPE. Pós-graduanda (LL.M.) em Direito Tributário pelo Instituto de Ensino e Pesquisa - INSPER/SP. Atua nas áreas tributária e administrativa.

Luciana Barros Teixeira Basto

Luciana Barros Teixeira Basto

Graduada pela Faculdade de Direito do Recife/ UFPE. Atua nas áreas tributária e administrativa.

Pedro Moura de Almeida

Pedro Moura de Almeida

Graduado pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE. Pós-graduando (LL.M.) em Direito Tributário pelo Instituto de Ensino e Pesquisa – INSPER/SP. Atua nas áreas tributária e societária.

Mídia

TODOS

NENHUM RESULTADO FOI ENCONTRADO
PARA OS TERMOS PESQUISADOS.

SAIBA COMO ADEQUAR SUA EMPRESA PARA A NOVA LEI DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS (LGPD)

Com a entrada em vigor da LGPD - Lei nº 13.709/18, em 14 de agosto de 2020, os mais variados setores da economia terão de se adaptar às regras, independentemente do porte e do segmento, passando a adotar todos os métodos necessários a minimizar riscos de uso i...

STJ FIXA QUATRO NOVAS TESES SOBRE ATRASO NA ENTREGA DE IMÓVEIS

A Segunda Seção do E. STJ fixou, no último dia 11.09, quatro novas teses relativas às controvérsias envolvendo contratos de promessa de compra e venda de unidades em incorporação no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida, especificamente para os beneficiári...

ENTENDA QUAIS SÃO AS INOVAÇÕES DA NOVA LEI DA LIBERDADE ECONÔMICA QUE JÁ ESTÁ EM VIGOR

Muitos estão falando sobre a nova Lei 13.874/2019, recentemente sancionada pelo então Presidente Jair Bolsonaro. Originada da conhecida MP da Liberdade Econômica, alguns ainda não têm ciência da sua extensão e efeitos acerca da desburocratização, estímulo ao e...

STF DEFINIRÁ AINDA ESTE ANO O CRITÉRIO DE APURAÇÃO DA EXCLUSÃO DO ICMS DA BASE DE CÁLCULO DO PIS E DA COFINS

Após acórdão do STF, no RE 574.706/PR, que reconheceu a inconstitucionalidade da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, passou a discutir qual seria o critério de apuração a ser adotado pelo contribuinte para se creditar do que recolhera indev...

CONTA INATIVA NÃO PODE SER ENCERRADA UNILATERALMENTE POR BANCO

A 22ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo através do processo tombado sob o nº 2151106-14.2019.8.26.000, determinou a manutenção e o imediato cumprimento da liminar concedida pelo juízo de 1º grau que deliberou pela manutenç...

CNJ AUTORIZA PROTESTO GRATUITO DE TÍTULOS E PARCELAMENTO VIA CARTÃO

O Conselho Nacional de Justiça publicou o Provimento nº 86/2019, que autoriza os credores (pessoas físicas e jurídicas, incluindo bancos e instituições financeiras) a protestarem gratuitamente duplicatas escriturais (eletrônicas), demais títulos e outros docum...

AFASTADA IMPENHORABILIDADE DO BEM DE FAMÍLIA EM RAZÃO OBRIGAÇÕES ASSUMIDAS PARA CONSTRUÇÃO DO PRÓPRIO EDÍFICIO RESIDENCIAL

Através do julgamento do Recurso Especial nº 1.658.601-SP, o STJ decidiu sobre a possibilidade da penhora dos direitos do devedor, provenientes de contrato de compra e venda com alienação fiduciária em garantia, do único imóvel em que reside a família, para pa...

PARA 3ª TURMA DO STJ, EXECUÇÃO DE DÍVIDA CONDOMINIAL PODE INCLUIR PARCELAS VINCENDAS NO CURSO DO PROCESSO

Um condomínio edilício propôs, através de seus advogados, ação contra proprietários, por inadimplência no pagamento de suas cotas condominiais. Já na minuta inicial se requereu a inclusão das despesas vincendas no decorrer do processo, a fim de compor a dívida...

Lei possibilita mediação e arbitragem em desapropriações por utilidade pública

Foi publicada em 27/08/2019, com alguns vetos presidenciais, a Lei nº 13.867/2019, que permite aos proprietários de imóveis optarem pela mediação ou pela arbitragem para resolverem o valor da indenização nas desapropriações por utilidade pública. A finalidade ...

STJ firma novo entendimento que dificulta emissão de certidão negativa de débito pelas empresas

No último dia 27/08/2019, quando do julgamento do AREsp nº 1.286.122, o STJ decidiu, por maioria de votos, que a emissão de regularidade fiscal deve ser unificada, isto é, a expedição de certidão de regularidade fiscal de matriz e filiais depende da situação r...

PARA O STJ CLÁUSULA COM PREVISÃO DE PERDA TOTAL DE VALORES PAGOS PODE SER CONSIDERADA VÁLIDA EM CONTRATO FIRMADO ENTRE PARTICULARES

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça, em decisão unânime, considerou válida cláusula penal inserida em contrato firmado entre particulares, na qual estava prevista a perda total dos valores pagos pelos compradores de imóvel. No caso em apreço, os ...

Empresa de telefonia indeniza cliente por WhatsApp clonado

O Tribunal de Justiça de São Paulo aumentou em quatro vezes a indenização devida pela empresa de telefonia Claro a uma cliente que teve o aplicativo WhatsApp clonado em duas linhas diferentes. Relatam os autos que, em setembro de 2018, mesmo sem ter solicitad...

FALE CONOSCO

81 3878-6666/6665/6664

Trabalhe conosco

Envie o seu currículo para: